quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Conhecendo a CORA


 
Em uma visitação feita ao centro de reciclagem CORA (Cooperativa de Reciclagem de Arujá) conhecemos a realidade vivida acompanhando o trabalho dos cooperados (pessoas que fazem a separação dos materiais recicláveis).
São 27 cooperados que realizam o trabalho de separação do lixo atualmente, mas no início o grupo era formado por 7 pessoas. A partir da criação da cooperativa (primeiro como associação) várias pessoas saíram da rua e abandonaram o serviço "avulso" (como é chamado o catador que normalmente vemos com carroças nas ruas).
A criação da cooperativa é uma forma de fortalecer o trabalho coletivo, garantindo que haja igualdade de condições trabalhistas. Assim, entre os cooperados, independente da carga horária, ou trabalho realizado, todos ganham o mesmo valor.
O sistema de cooperativa apresenta diferenças quanto ao "sistema trabalhista convencional" : os cooperados não possuem os mesmos direitos e benefícios que, normalmente, as empresas oferecem, como "carteira assinada"; salário mínimo; 13º salário; entre outros. Mas, em contrapartida, no cooperativismo não existe a figura do patrão, todos trabalham por um bem comum.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário